O varejo omnichannel revoluciona o relacionamento das empresas com seus clientes. Afinal, integra diferentes canais de venda para oferecer uma experiência de compra fluida e personalizada.
Graças a estratégias tecnológicas, como o uso de Inteligência Artificial, Big Data e automação de marketing, temos uma jornada de compra eficiente na loja física e no digital.
E esta é uma tendência que vale a pena investir. De acordo com um estudo da McKinsey, empresas que adotam estratégias omnichannel aumentam até 15% sua taxa de retenção de clientes.
Quer saber como o varejo omnichannel pode transformar a gestão do seu supermercado? Neste artigo, vamos explorar este conceito, porque ele é essencial para o futuro dos supermercados e como você pode aplicá-lo em seu negócio para aumentar as vendas.
Boa leitura!
O varejo omnichannel é uma estratégia que integra todos os canais de venda e comunicação de uma empresa para criar uma experiência de compra contínua e unificada para o cliente.
Isso significa que, independentemente de onde o consumidor resolva interagir — loja física, e-commerce, aplicativo móvel ou até mesmo nas redes sociais —, ele terá a mesma qualidade de atendimento, opções de produtos e facilidade nas interações.
Assim, o maior objetivo do omnichannel é eliminar barreiras entre o online e o offline e permitir que o cliente transite entre os diferentes canais.
Para os negócios, especialmente supermercados, o omnichannel permite atender às novas expectativas dos consumidores. Ou seja: conveniência, agilidade e personalização.
Um supermercado omnichannel é aquele que integra todos os seus canais de venda e comunicação. Dessa forma, dá ao cliente diversas opções para pesquisar, comprar e entrar em contato com o negócio.
Nesse modelo, os clientes podem iniciar a jornada de compra em um canal e concluí-la em outro, sem perder a continuidade e a conveniência. Por exemplo:
Perceba que a liberdade de escolha e comodidade são os principais pontos positivos. Além disso, o supermercado omnichannel usa os dados coletados em cada ponto de contato para personalizar as ofertas e melhorar o atendimento.
Lembrando que, para funcionar, é indispensável ter uma boa gestão de estoque. Os dados devem estar sempre atualizados, evitando rupturas e frustrações para o cliente.
Por fim, os canais e o atendimento ao cliente devem ser eficientes, independentemente do ponto de contato, como chat online ou pessoalmente.
Como vimos, o varejo omnichannel procura eliminar barreiras na experiência do cliente. E quem atua em supermercados sabe o quanto isso é valioso no dia a dia de seus clientes.
Sendo assim, entregar mais comodidade e agilidade na jornada de compra pode ser um diferencial valioso, capaz de atrair e fidelizar um público que cresce a cada dia.
Você sabia que 43% dos consumidores estão dispostos a pagar até 10% a mais por uma boa experiência? O dado derruba um grande mito do varejo que diz que o cliente está atrás de bons preços.
É verdade que o preço conta muito, porém o atendimento e a eficiência operacional podem ser decisivos para o sucesso de seu negócio.
Confira, a seguir, as principais características do varejo ominichannel e entenda como isso pode ser vantajoso para seu supermercado.
A base do varejo omnichannel é a capacidade de integrar todos os canais de venda. Ou seja, garantir que o cliente possa começar a compra em um canal e finalizar em outro, sem perder a eficiência.
A integração garante que o estoque, o histórico de pedidos e as preferências do cliente estejam disponíveis em todos os canais.
Uma das funcionalidades mais populares do varejo omnichannel é o "Click and Collect". Neste caro, o cliente faz a compra online e pode retirar o pedido em uma loja física.
Essa opção oferece conveniência e flexibilidade, pois permite que os consumidores economizem tempo e evitem custos de entrega. Além disso, pode reduzir o tráfego nas lojas físicas em horários de pico.
Outra característica importante é gestão de estoques em tempo real, integrada em todos os canais. Graças a ferramentas de gestão, é possível evitar que o cliente compre itens que estão indisponíveis, o que afetaria a qualidade de sua experiência.
Ninguém gosta de escolher um item e ter a compra cancelada por falta de estoque. Por isso, invista na tecnologia para evitar frustrações e prejuízos.
O varejo omnichannel também coleta e analisa dados de comportamento do cliente em todos os canais. Assim, consegue personalizar ofertas e entregar recomendações de produtos e promoções adequadas.
Outro ponto interessante é que o envio das notificações pode ser realizado por aplicativo, e-mail e até mesmo em anúncios segmentados nas redes sociais.
O varejo omnichannel também conta com um sistema de pagamento unificado. Isso garante visibilidade para a gestão do negócio e agiliza o processo de compra pelo cliente.
Além disso, há opções de pagamento flexíveis, como cartões, carteiras digitais, pagamento parcelado, PIX e links de pagamento via SMS. Tudo isso contribui para uma boa experiência!
Por fim, o suporte ao cliente está disponível em vários canais, como:
Isso garante que o cliente tenha acesso ao atendimento de forma rápida e conveniente, não importa onde ele esteja, reforçando a relação de confiança com a marca.
O varejo omnichannel está evoluindo rapidamente e cada vez mais supermercados investem neste modelo. É importante dizer que você pode começar a aplicar o conceito de diferentes formas e aos poucos.
A seguir, listamos as principais tendências deste universo para que você se inspire e não fique para trás. Confira!
Uma tendência crescente é o uso de assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistant e Siri, para facilitar o processo de compra. Os consumidores podem criar lista de compras, pesquisar produtos e até fazer pedidos diretamente por comandos de voz.
Já pensou em instalar um caixa com autoatendimento em seu supermercado? Esta tendência usa soluções de “scan and go,” em que o cliente pode registrar e pagar suas compras sem interferência de um funcionário.
Com isso, você reduz filas, agiliza o processo de compra e melhora a experiência do seu público, especialmente para quem busca praticidade.
A personalização é uma das maiores apostas para o varejo omnichannel. Com o uso de Inteligência Artificial (IA), supermercados podem analisar o histórico de compras e preferências dos clientes para oferecer promoções personalizadas, recomendações de produtos e descontos em tempo real.
Outra grande tendência é o desenvolvimento de super apps, plataformas que centralizam diversos serviços em um único aplicativo. No contexto dos supermercados, eles permitem que os clientes:
O live commerce, ou compras ao vivo, ganhou destaque no varejo e já chegou aos supermercados. Você já pensou nesta ideia?
Por meio de transmissões ao vivo em redes sociais ou em plataformas dedicadas, é possível demonstrar produtos, oferecer promoções exclusivas e interagir com os consumidores para incentivar a compra instantânea.
O consumidor está em busca de métodos de pagamento rápidos e seguros. Por isso, vários supermercados já adotaram as soluções de pagamentos contactless, como NFC e carteiras digitais, que permitem transações rápidas e sem toque.
Nossa última tendência é a sustentabilidade, que também marca presença no varejo omnichannel. E os supermercados podem investir em diversas práticas sustentáveis em suas operações, como:
O varejo omnichannel é, sem dúvidas, uma tendência que vale aproveitar no universo dos supermercados. Afinal, caminha lado a lado com as novas demandas do consumidor, garantindo compras rápidas, seguras e sem complicação.
Quem já aderiu a ideia deu um passo importante para melhorar a experiência e jornada de seus clientes e, claro, está mais próximo da fidelização.
Se é isso que você deseja, dê este passo também. Em pouco tempo, o omnichannel não será apenas um diferencial, mas uma exigência de mercado. E, neste ponto, você precisará contar com o apoio da tecnologia.
Para te ajudar nessa jornada, temos uma indicação de leitura. Confira aqui 12 ideias inovadoras para supermercados em 2025!