Varejo omnichannel: o que é e como aplicar essa estratégia em supermercados?

O varejo omnichannel revoluciona o relacionamento das empresas com seus clientes. Afinal, integra diferentes canais de venda para oferecer uma experiência de compra fluida e personalizada.

Graças a estratégias tecnológicas, como o uso de Inteligência Artificial, Big Data e automação de marketing, temos uma jornada de compra eficiente na loja física e no digital.

E esta é uma tendência que vale a pena investir. De acordo com um estudo da McKinsey, empresas que adotam estratégias omnichannel aumentam até 15% sua taxa de retenção de clientes.

Quer saber como o varejo omnichannel pode transformar a gestão do seu supermercado? Neste artigo, vamos explorar este conceito, porque ele é essencial para o futuro dos supermercados e como você pode aplicá-lo em seu negócio para aumentar as vendas.

Boa leitura!

 

O que é varejo omnichannel?

O varejo omnichannel é uma estratégia que integra todos os canais de venda e comunicação de uma empresa para criar uma experiência de compra contínua e unificada para o cliente.

Isso significa que, independentemente de onde o consumidor resolva interagir — loja física, e-commerce, aplicativo móvel ou até mesmo nas redes sociais —, ele terá a mesma qualidade de atendimento, opções de produtos e facilidade nas interações.

Assim, o maior objetivo do omnichannel é eliminar barreiras entre o online e o offline e permitir que o cliente transite entre os diferentes canais.

Para os negócios, especialmente supermercados, o omnichannel permite atender às novas expectativas dos consumidores. Ou seja: conveniência, agilidade e personalização.

 

Para saber mais: o que é um supermercado omnichannel?

Um supermercado omnichannel é aquele que integra todos os seus canais de venda e comunicação. Dessa forma, dá ao cliente diversas opções para pesquisar, comprar e entrar em contato com o negócio.

Nesse modelo, os clientes podem iniciar a jornada de compra em um canal e concluí-la em outro, sem perder a continuidade e a conveniência. Por exemplo:

  • faz a lista de compras no app do supermercado;
  • realiza o pagamento online;
  • opta por retirar os produtos na loja física, quando estiver voltando do trabalho.

Perceba que a liberdade de escolha e comodidade são os principais pontos positivos. Além disso, o supermercado omnichannel usa os dados coletados em cada ponto de contato para personalizar as ofertas e melhorar o atendimento.

Lembrando que, para funcionar, é indispensável ter uma boa gestão de estoque. Os dados devem estar sempre atualizados, evitando rupturas e frustrações para o cliente.

Por fim, os canais e o atendimento ao cliente devem ser eficientes, independentemente do ponto de contato, como chat online ou pessoalmente.

 

Quais as características do varejo omnichannel?

Como vimos, o varejo omnichannel procura eliminar barreiras na experiência do cliente. E quem atua em supermercados sabe o quanto isso é valioso no dia a dia de seus clientes.

Sendo assim, entregar mais comodidade e agilidade na jornada de compra pode ser um diferencial valioso, capaz de atrair e fidelizar um público que cresce a cada dia.

Você sabia que 43% dos consumidores estão dispostos a pagar até 10% a mais por uma boa experiência? O dado derruba um grande mito do varejo que diz que o cliente está atrás de bons preços.

É verdade que o preço conta muito, porém o atendimento e a eficiência operacional podem ser decisivos para o sucesso de seu negócio. 

Confira, a seguir, as principais características do varejo ominichannel e entenda como isso pode ser vantajoso para seu supermercado.

1. Integração de canais de venda

A base do varejo omnichannel é a capacidade de integrar todos os canais de venda. Ou seja, garantir que o cliente possa começar a compra em um canal e finalizar em outro, sem perder a eficiência.  

A integração garante que o estoque, o histórico de pedidos e as preferências do cliente estejam disponíveis em todos os canais.

2. Click and Collect

Uma das funcionalidades mais populares do varejo omnichannel é o "Click and Collect". Neste caro, o cliente faz a compra online e pode retirar o pedido em uma loja física.

Essa opção oferece conveniência e flexibilidade, pois permite que os consumidores economizem tempo e evitem custos de entrega. Além disso, pode reduzir o tráfego nas lojas físicas em horários de pico.

3. Gestão integrada de estoques

Outra característica importante é gestão de estoques em tempo real, integrada em todos os canais. Graças a ferramentas de gestão, é possível evitar que o cliente compre itens que estão indisponíveis, o que afetaria a qualidade de sua experiência.

Ninguém gosta de escolher um item e ter a compra cancelada por falta de estoque. Por isso, invista na tecnologia para evitar frustrações e prejuízos.

4. Experiência personalizada

O varejo omnichannel também coleta e analisa dados de comportamento do cliente em todos os canais. Assim, consegue personalizar ofertas e entregar recomendações de produtos e promoções adequadas.

Outro ponto interessante é que o envio das notificações pode ser realizado por aplicativo, e-mail e até mesmo em anúncios segmentados nas redes sociais.

5. Pagamento unificado

O varejo omnichannel também conta com um sistema de pagamento unificado. Isso garante visibilidade para a gestão do negócio e agiliza o processo de compra pelo cliente.

Além disso, há opções de pagamento flexíveis, como cartões, carteiras digitais, pagamento parcelado, PIX e links de pagamento via SMS. Tudo isso contribui para uma boa experiência!

6. Suporte multicanal

Por fim, o suporte ao cliente está disponível em vários canais, como:

  • chat;
  • atendimento via redes sociais;
  • WhatsApp;
  • suporte presencial nas lojas físicas.

Isso garante que o cliente tenha acesso ao atendimento de forma rápida e conveniente, não importa onde ele esteja, reforçando a relação de confiança com a marca.

 

7 tendências do varejo omnichannel para aproveitar em seu supermercado

O varejo omnichannel está evoluindo rapidamente e cada vez mais supermercados investem neste modelo. É importante dizer que você pode começar a aplicar o conceito de diferentes formas e aos poucos.

A seguir, listamos as principais tendências deste universo para que você se inspire e não fique para trás. Confira!

1.    Integração com assistentes virtuais

Uma tendência crescente é o uso de assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistant e Siri, para facilitar o processo de compra. Os consumidores podem criar lista de compras, pesquisar produtos e até fazer pedidos diretamente por comandos de voz.

2.    Tecnologia de autoatendimento

Já pensou em instalar um caixa com autoatendimento em seu supermercado? Esta tendência usa soluções de “scan and go,” em que o cliente pode registrar e pagar suas compras sem interferência de um funcionário.

Com isso, você reduz filas, agiliza o processo de compra e melhora a experiência do seu público, especialmente para quem busca praticidade.

3.    Experiência de compra personalizada por IA

A personalização é uma das maiores apostas para o varejo omnichannel. Com o uso de Inteligência Artificial (IA), supermercados podem analisar o histórico de compras e preferências dos clientes para oferecer promoções personalizadas, recomendações de produtos e descontos em tempo real.

4.    Super Apps

Outra grande tendência é o desenvolvimento de super apps, plataformas que centralizam diversos serviços em um único aplicativo. No contexto dos supermercados, eles permitem que os clientes:

  • façam compras;
  • gerenciem listas;
  • recebam promoções personalizadas;
  • agendem entregas;
  • realizem cadastros;
  • realizem pagamentos.

5.    Compras por Live Commerce

O live commerce, ou compras ao vivo, ganhou destaque no varejo e já chegou aos supermercados. Você já pensou nesta ideia?

Por meio de transmissões ao vivo em redes sociais ou em plataformas dedicadas, é possível demonstrar produtos, oferecer promoções exclusivas e interagir com os consumidores para incentivar a compra instantânea.

6.    Pagamentos contactless e criptomoedas

O consumidor está em busca de métodos de pagamento rápidos e seguros. Por isso, vários supermercados já adotaram as soluções de pagamentos contactless, como NFC e carteiras digitais, que permitem transações rápidas e sem toque.

7.    Sustentabilidade e consumo consciente

Nossa última tendência é a sustentabilidade, que também marca presença no varejo omnichannel. E os supermercados podem investir em diversas práticas sustentáveis em suas operações, como:

  • redução de embalagens plásticas;
  • otimização da cadeia de suprimentos para minimizar desperdícios;
  • incentivo a produtos orgânicos e locais.

 

Esteja pronto para o futuro dos supermercados!

O varejo omnichannel é, sem dúvidas, uma tendência que vale aproveitar no universo dos supermercados. Afinal, caminha lado a lado com as novas demandas do consumidor, garantindo compras rápidas, seguras e sem complicação.

Quem já aderiu a ideia deu um passo importante para melhorar a experiência e jornada de seus clientes e, claro, está mais próximo da fidelização.  

Se é isso que você deseja, dê este passo também. Em pouco tempo, o omnichannel não será apenas um diferencial, mas uma exigência de mercado. E, neste ponto, você precisará contar com o apoio da tecnologia.

Para te ajudar nessa jornada, temos uma indicação de leitura. Confira aqui 12 ideias inovadoras para supermercados em 2025!

 

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